terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Espaço Memória dos Exílios evoca História dos Judeus na Polónia

No âmbito das comemorações alusivas ao Dia Internacional para a Memória das Vítimas do Holocausto, assinalado a 27 de Janeiro, o Espaço Memória dos Exílios apresenta, de 2 a 26 de Fevereiro, duas exposições complementares sobre os judeus polacos, organizadas em colaboração com as embaixadas da Polónia e de Israel em Lisboa.

Documental e fotográfica, a primeira exposição intitula-se “Vieram, Partiram... Estão, Judeus Polacos”, é da responsabilidade do Instituto Histórico Judaico Polaco e ilustra a história da presença dos judeus na Polónia, bem como o seu contributo intemporal na cultura e ciência mundiais.

Convidando os visitantes a seguir um determinado percurso, esta mostra apresenta o surgimento da diáspora judaica na Polónia na Idade Média e o florescimento da comunidade na República das Duas Nações entre os séculos XVI e XVIII. A exposição abrange também os momentos trágicos da Segunda Guerra Mundial e retrata o corrente empenho pela preservação da memória dos judeus polacos e pela superação de estereótipos.
Fotográfica, a exposição “SHOAH”, apresenta o resultado da viagem dos jornalistas da RTP António Nunes Farias e Mário Raposo, iniciada em 2008 em Treblinka, com passagem pelo Gueto de Varsóvia e terminada em 2009 nos campos de Auschwitz. Esta exposição foca os testemunhos de uma espécie de barbárie cujos primeiros passos se deram na Alemanha de 1938. Os fotógrafos recolheram provas concretas da loucura nazi, de um genocídio impossível de negar, branquear ou de apagar. Ambas as exposições são da iniciativa das embaixadas da Polónia e de Israel em Lisboa.

Espaço Memória dos ExíliosAv. Marginal, 7152 – A, Estoril (1.º piso Estação dos CTT)
De 2.ª feira a sábado, das 10h00 às 18h00

Sem comentários:

Enviar um comentário