sexta-feira, 9 de novembro de 2012

10 de novembro - Dia Mundial da Ciência ao serviço da Paz e do Desenvolvimento

Amanhã, dia 10 de novembro, assinala-se o Dia Mundial da Ciência ao serviço da Paz e do Desenvolvimento. A propósito desta efeméride, a Diretora Geral da UNESCO, Irina Bokova, difundiu a seguinte mensagem:

O Dia Mundial da Ciência ao serviço da Paz e do Desenvolvimento é uma oportunidade para reafirmar o poder das ciências para construir um mundo melhor. É através da inteligência humana, da investigação científica e da inovação que seremos capazes de encontrar amanhã as respostas aos desafios que hoje nos parecem insondáveis. A ciência é a nossa melhor aquisição para apoiar o desenvolvimento inclusivo e equitativo para construir uma sustentabilidade mundial numa era de incerteza face aos limites biofísicos do nosso planeta.
Para sermos bem sucedidos, devemos formar hoje os investigadores de amanhã e fazer com que sejam mais numerosos. Também devemos colocar a ciência ao serviço de todos, no respeito pelos direitos fundamentais da pessoa humana. No entanto, e sobretudo, teremos de iniciar um novo capítulo da integração científica. A inovação e a transformação social dependem da nossa capacidade para combinar as disciplinas, criar sinergias entre todas as ciências, naturais, humanas e sociais, compreendendo os saberes locais e autóctones.
A complexidade dos reptos atuais ultrapassa os limites de uma disciplina, qualquer que esta seja. Os desafios económicos, ambientais e sociais do desenvolvimento sustentável estão inter-relacionados. É esta a mensagem da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável que se realizou este ano no Rio de Janeiro. É também a mensagem do relatório do Grupo de Alto Nível sobre a Sustentabilidade Mundial "Gente resiliente num planeta resiliente: um futuro que vale a pena escolher". A ciência moderna tem sabido prosperar baseando-se no princípio da especialização, mas chegou o momento de construir abordagens mais colaborativas, melhor integradas, capazes de combinar os avanços de cada ciência nos seus domínios. A sustentabilidade passa pela multidisciplinaridade. Supõe, igualmente, uma melhor interface entre as ciências, as políticas e as sociedades, para que estas diferentes esferas se enriqueçam e se reforcem mutuamente. Este é o tema do Dia Mundial em 2012: "a ciência para a sustentabilidade mundial: interconexão, colaboração, transformação".
A UNESCO fez da transdisciplinaridade a pedra angular da sua ação a favor da sustentabilidade, fê-lo nos seus programas científicos internacionais e no seu trabalho de educação para o desenvolvimento sustentável. Dez anos após o primeiro Dia Mundial da Ciência, a UNESCO permanece determinada a acompanhar a reflexão internacional perante uma ciência da sustentabilidade global, por exemplo através do Conselho Consultivo Científico que funciona junto do Secretário-geral das Nações Unidas. É neste espírito que apelo hoje aos governos, à sociedade civil, aos atores públicos e privados, para lá dos círculos científicos, para que se mobilizem para libertar o potencial de todas as ciências em prol do desenvolvimento sustentável e da paz, que são indissociáveis e necessários para o futuro que queremos.

Sem comentários:

Enviar um comentário