segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

o que anda a ler?

O nosso convidado desta semana é o aluno Pedro Vicente que frequenta o 8º ano de escolaridade na Escola Básica Integrada de Alcoutim. É um aluno que revela um desejo ávido de conhecimento e uma capacidade de empenho e trabalho notável.
É um aluno que, desde cedo, revelou um enorme gosto pela leitura devorando livros como quem se delicia com chocolates! Recentemente confidenciou-nos que sempre que tem uma oportunidade, não a perde, e mergulha na imensidão de páginas cheias de mundos que os livros nos dão a conhecer. Actualmente, encontra-se a ler o romance satírico AS Viagens de Gulliver do escritor irlandês Jonathan Swift.

A narrativa inicia-se com o naufrágio do navio onde Gulliver seguia. Após o naufrágio ele foi arrastado para uma ilha chamada Lilliput. Os habitantes desta ilha, que eram extremamente pequenos, estavam constantemente em guerra por futilidades. Foi através dos liliputianos que Swift demonstrou a realidade inglesa e francesa da época.
Na segunda parte, Gulliver conheceu Em contraposição a Liliput, na terra de Gigantes é que Gulliver percebe a Dimensão da mediocridade da sociedade inglesa diante da "grandeza" dos habitantes.
Já na terceira parte, na ilha flutuante de Laputa, Swift criticou a Royal Society, a administração inglesa na Irlandae a imortalidadee, através da descrição dos habitantes dos países por onde Gulliver passou, com alienados cientistas, é uma feroz crítica ao pensamento científico que não traz benefícios para a humanidade.
Na última viagem Gulliver encontrou os Houyhnhm, uma raça de cavalos que possuía muita inteligência, que representavam os ideais iluministas da verdade e da razão. Os Houyhnhm temiam que alguém dos Yahoo (uma raça imperfeita de um tipo de "humanos") movidas por instintos primitivos, se tornasse culto, satirizando a raça humana. Gulliver vê a humanidade como yahoos e toma nojo do ser humano.
Por fim Gulliver regressou a Inglaterra para ensinar aos outros as virtudes que aprendera com os Houyhnhm.

Sem comentários:

Enviar um comentário