terça-feira, 26 de outubro de 2010

Concurso Inês de Castro

O Plano Nacional de Leitura divulgou ontem o Regulamento do Concurso Inês de Castro, que anualmente é promovido.

Apresentamos seguidamente o Regulamento do concurso, disponível em http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/Concursos/upload/ficheiros/cic2.pdf

Concurso Inês de Castro é uma iniciativa conjunta do Plano Nacional de Leitura e da Fundação Inês de Castro com o patrocínio da YDreams.
2. Os

3. O concurso destina-se a premiar trabalhos concebidos e elaborados por alunos dos seguintes níveis educativos: 
  participação individual ou em grupo (com um número máximo de 3 elementos por grupo), sendo necessário o acompanhamento de, pelo menos, um professor.1 trabalho por ciclo/nível de ensino (2º e 3º ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário), ficando a pré-selecção dos trabalhos, ao critério de cada estabelecimento, podendo este processo ser coordenado pelo(s) professor(es) bibliotecário(s).
4. As escolas podem apresentar a concurso os seus trabalhos, mediante

5. Cada escola poderá concorrer apenas com
  romance de D. Pedro e D. Inês de Castro, a partir do qual serão concebidos – Percursos de Pedro e Inês, que podem ser elaborados a partir de diferentes áreas / domínios e deverão configurar uma Caça ao Tesouro.
6. O tema central dos trabalhos a concurso tem por base o
 Caça ao Tesouro deverá, obrigatoriamente, definir um “percurso” pelos contextos e lugares históricos, geográficos, literários, afectivos, alusivos ao tema, considerando-se por exemplo: episódios da vida, acontecimentos relevantes, locais e edifícios, entre outros. A pesquisa deverá ser feita a partir de leituras sobre o romance de D. Pedro e D. Inês de Castro, envolvendo saberes e competências que se traduzam em aprendizagens para os alunos dos respectivos ciclos e níveis de ensino.Caça ao Tesouro Percursos de Pedro e Inês deverá ter os seguintes requisitos: Mapa que permita uma fácil visualização da área de jogo (formato opcional);
Explicação da Caça ao Tesouro: objectivos, estratégias (modo de jogar, tarefas a realizar, propostas de execução, número de jogadores, outros);
Enigmas alusivos ao tema, com pistas que permitam, em cada etapa, o acesso ao enigma seguinte;
Definição de um “tesouro” que representará o fecho e o clímax do percurso definido;
Fontes bibliográficas da pesquisa: livros da biblioteca escolar e outros locais, músicas, pinturas, esculturas, filmes, sítios online, ou outras obras que abordem o romance de D. Pedro e D. Inês de Castro.
As tarefas solicitadas terão diferentes níveis de dificuldade:
2º Ciclo
5 a 7 pistas
3º Ciclo
8 a 10 pistas
Secundário
 ficha de inscrição, no Sistema de Informação do Plano Nacional de Leitura (http://sipnl.planonacionaldeleitura.gov.pt/login.jsp) e carregamento de um único ficheiro ou pasta zipada, contendo todos os trabalhos finalizados, com os requisitos mencionados emsubmetidas dentro do prazo.
7. Preenchimento pelos docentes de uma
6.2.. Este ficheiro deverá ter a dimensão máxima de 5MB.

8. A inscrição será feita por escola. Só serão consideradas válidas as inscrições com os dados de identificação da escola e dos participantes,
 avaliados segundo os seguintes critérios: adequação e coerência, riqueza e criatividade; correcção e clareza de conteúdo; estética e originalidade.Calendarização e Programação de Actividades: Plano Nacional de Leitura e Fundação Inês de Castro - 25 de Outubro de 2010
Inscrição
Publicação da lista de escolas a concurso 31 de Março 2011
Publicação da lista de premiados e dos prémios 29 de Abril 2011
Cerimónia de entrega de prémios 2ª Semana de Maio

13. O
em formulário online até 25 de Março de 2011Júri do concurso é constituído por: Fernando Pinto do Amaral (presidente com voto de qualidade), Assunção Júdice, Leonor Riscado, Luísa Matos, Pedro Moura e Rui Veloso. 
14
. Os prémios a atribuir aos concorrentes, distinguidos pelo júri, serão publicitados aquando da divulgação da lista dos premiados e constarão do seguinte:
PATROCÍNIO TIPO DE PRÉMIO
Quintas das Lágrimas (Coimbra) e Infante Sagres (Porto)
Grupo Lágrimas Hotels & Emotions
Fim-de-semana nos hotéis indicados - Vila Monte - Algarve (a designar)
YDreams
 cheque livro.
15. As escolas dos alunos premiados receberão um
 Plano Nacional de Leitura e da Fundação Inês de Castro.
16. Os trabalhos premiados serão divulgados nos sítios do
 Quinta das Lágrimas, em Coimbra.
17. Os premiados serão convidados a apresentar pessoalmente os seus trabalhos na cerimónia pública de entrega dos prémios, a realizar na
 

Para mais informações dirige-te à Biblioteca Escolar, onde a Equipa te dará todo o apoio para participares
18. A organização do concurso assegura os custos de transporte dos alunos premiados e do professor responsável.
Cheques discos

Divulgação do concurso e do regulamento nas páginas do
9. O acesso ao formulário de inscrição far-se-á inserindo o código PNL (composto pelo Login e por uma palavra-passe) atribuído a cada escola.

10. Todos os campos devem ser devidamente preenchidos, com os nomes completos dos alunos e do/a docente responsável pela inscrição.

11. Os trabalhos serão

12.
10 a 12 pistas

6.1. O conteúdo da

6.2 A elaboração da
Percursos de Pedro e Inês, na modalidade de Caça ao Tesouro, são o desafio proposto para este concurso.2º e 3º ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário.

1. O

Sem comentários:

Enviar um comentário