Identifica nos excertos de Zorro: O Começo da Lenda, da autoria de Isabel Alende, as respostas às seguintes questões:
1. Nuria preparou um pequeno-almoço que consistia, além de ovos estrelados e arroz, de …
a) grão;
b) feijão;
c) ervilhas;
2. O cozinheiro do navio preparava uma sobremesa para a refeição de…
a) sábado;
b) domingo;
c) segunda-feira;
3. Jean Laffite anotava números num livro de contabilidade, enquanto bebia …
a) café;
b) chá;
c) sumo;
4. O jantar consistiu e m …
a) sopa de cogumelos, prato de carne e peixe, saladas, presunto e creme catalão;
b) sopa de cogumelos, prato de carne e peixe, saladas, queijos e creme catalão;
c) sopa de espinafres; prato de carne e peixe, saladas, queijos e creme catalão.
5. O padre Mendonza não prescindia de …
a) chá;
b) sumo;
c) café;
6. Juliana bebeu …
a) um copo de sumo de fruta;
b) dois copos de leite;
c) dois copos de sumo de fruta;
7. A carne é amolecida através …
a) da colocação em água salgada durante dias;
b) da colocação em água com vinagre durante dias;
c) da colocação em leite durante dias;
8. Na caverna havia …
a) comida e bebida em cima da mesa;
b) comida em cima da mesa;
c) bebida em cima da mesa;
9. Chocolate com leite e pão eram a merenda para …
a) a matriarca;
b) os criados;
c) o padre Mendonza;
10. O melaço serve para …
a) adoçar o leite;
b) adoçar o café;
c) adoçar o chá;
Para responderes, lê os excertos da obra:«Na câmara de oficiais havia uma mesa rectangular com oito cadeiras, onde Galileo Tempesta tinha posto o pequeno-almoço. O café adoçado com melaço e fortalecido com um cheirinho de rum devolveu-lhes a alma ao corpo. A aveia aromatizada com canela e cravo-aromático foi servida com um exótico mel americano, gentileza do comandante.»
Isabel Allende. Zorro: O Começo da Lenda: 208
«Não viram o padre Mendoza, que partira cedo para Los Angeles, mas Nuria serviu-lhes um pequeno-almoço notável de feijões, arroz e ovos estrelados.»
Isabel Allende. Zorro: O Começo da Lenda: 260
«O jantar consistiu em sopa de cogumelos, um suculento prato de mar e montanha, em que o peixe rivalizava com a carne, saladas, queijos e para finalizar creme catalão, tudo regado com um tinto das vinhas da família. Diego calculou que com aquela dieta Tomás de Romeu não chegaria a velho e as filhas acabariam gordas como o pai. O povo passava fome em Espanha naqueles anos, mas a mesa da gente abastada esteve sempre bem abastecida. Depois do jantar passaram a um dos inóspitos salões, onde Juliana os deleitou até depois da meia-noite com a harpa, acompanhada a custo pelos gemidos que Isabel arrancava a um desafinado cravo.»
Isabel Allende. Zorro: O Começo da Lenda: 90
«O jantar consistiu num desfile de pratos de influência africana, caribe e cajun, como se chamava aos imigrantes vindos do Canadá: gumbo de caranguejo, feijões vermelhos com arroz, ostras fritas, peru assado com nozes e passas, peixe com especiarias e os melhores vinhos roubados de galeões franceses, que o anfitrião mal provou. Havia um abanador de tecido, para agitar o ar e espantar as moscas, pendurado sobre a mesa, accionado por um rapazinho negro que puxava um cordel, e na varanda três músicos tocavam uma mistura irresistível de ritmo caribe e canções de escravos.»
Isabel Allende. Zorro: O Começo da Lenda: 226
«O missionário mandou avisar Isabel e Nuria de que o jantar estava à espera e sentaram-se os quatro à mesa. Uma índia trouxe um tacho de greda com umas papas de milho e uns pedaços de carne cozida, dura e insonsa como sola. Não havia pão, vinho nem vegetais; faltava inclusivamente o café, o único vício que o padre Mendoza se permitia.»
Isabel Allende. Zorro: O Começo da Lenda: 256
«Dirigiu-se ao sufocante porão do navio, onde o cozinheiro estava a preparar a sobremesa dos domingos, um pudim de melaço e nozes, que a tripulação aguardava todas as semanas com ansiedade.»
Isabel Allende. Zorro: O Começo da Lenda: 85
«Longe de ser uma caverna como a que os prisioneiros tinham imaginado, revelou-se limpa, organizada e até luxuosa. As divisões eram amplas e frescas, a vista das varandas espectacular, os soalhos de madeira clara reluziam, as paredes estavam pintadas de fresco e sobre cada mesa havia jarrões com flores, tabuleiros de fruta e jarros de vinho. Um par de escravas negras conduziu as mulheres aos compartimentos que lhes tinham atribuído.»
Isabel Allende. Zorro: O Começo da Lenda: 222
«As criadas trouxeram sumos de fruta com gelo, transportado pelo rio em caixas com serradura, desde montanhas distantes, luxo a que só os ricos se podiam dar. Juliana, habitualmente inapetente, bebeu dois copos da gelada beberagem e comeu com voracidade tudo quanto havia sobre a mesa, excitada e loquaz.»
Isabel Allende. Zorro: O Começo da Lenda: 229
«Jean Laffite estava sentado no terraço, com uma chávena de café e um prato de beignets, saborosas filhoses francesas, a anotar números no seu livro de contabilidade, quando Juliana apareceu com um pano amarrado pelas quatro pontas e o colocou sobre a mesa.»
Isabel Allende. Zorro: O Começo da Lenda: 239
«Nos primeiros dias dispuseram de leite, carne e vegetais, mas antes de decorrida uma semana tiveram de limitar-se a legumes, arroz, frutos secos e a eterna bolacha dura como mármore e carregada de bicho. Também tinham carne salgada, que o cozinheiro demolhava um par de dias em água com vinagre antes de a deitar na panela, para lhe tirar a consistência de sela de cavalo.»
Isabel Allende. Zorro: O Começo da Lenda: 81
«Era a hora a que a matriarca oferecia uma merenda ao seu exército de criados: almoçadeiras de espumante chocolate com leite e pão para ensopar.»
Isabel Allende. Zorro: O Começo da Lenda: 157
«aprenderam o uso de certas ervas medicinais e a cozinhar à maneira dos Rom. Nuria incorporou nas receitas básicas da tribo - estufado de legumes, coelho, veado, javali, porco-espinho - os seus conhecimentos de comida catalã, com excelentes resultados.»
Isabel Allende. Zorro: O Começo da Lenda: 202
Sem comentários:
Enviar um comentário