sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Desafio ALEA

A ALEA - Acção Local Estatística Aplicada - lançou o Desafio nº 36 a que podem concorrer até 28 de fevereiro de 2013.
Os problemas deste desafio baseiam-se numa notícia publicada no Jornal Público de 7 de janeiro de 2013.

Esta notícia apresenta informação relativa às remessas dos emigrantes portugueses, nos períodos de janeiro a outubro de 2011 e janeiro a outubro de 2012.

Acedam ao seguinte site:

http://www.alea.pt/html/desafios/html/desafios.html
Na parte superior da página encontram as palavras "Responder ao Desafio 36" a azul. Cliquem nessas palavras e terão acesso ao desafio.
Participem e boa sorte.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Concurso Nacional de Leitura

A fase escolar do Concurso Nacional de Leitura realizou-se na Escola Básica Professor Joaquim Moreira, na quarta feira, dia 9 de janeiro, e na Escola Básica Integrada de Alcoutim, na sexta feira, dia 11de janeiro.
Na Escola Básica Professor Joaquim Moreira participaram dez alunos do 3º Ciclo: três do 7º ano de escolaridade (Ana Lúcia Dias, Ângela Onuorah e Hugo Palma), uma do 8º ano de escolaridade (Alexandra Pereira) e seis do 9º ano de escolaridade (Inês Domingos, Joana Henriques, Mariana Correia, Raquel Gonçalves, Rita Palma e Tatiana Custódio).
 
Na Escola Básica Integrada de Alcoutim participaram nove alunos do 3º Ciclo: dois do 7º ano de escolaridade (Ana Simão e Patrícia Domingues), dois do 8º ano de escolaridade (Pedro Cavaco e Rafael Palma) e cinco do 9º ano de escolaridade (João Domingues, Márcia Jacob, Micael Marques, Rodrigo Romão e Rui Pereira).
 
Os alunos da Escola Básica Professor Joaquim Moreira submeteram-se a uma prova de conhecimentos sobre as obras A ilha na rua dos pássaros do escritor israelita Uri Orlev e Memórias de uma vaca do escritor basco Bernardo Atxaga.
Os alunos da Escola Básica Integrada de Alcoutim submeteram-se a uma prova de conhecimentos sobre as obras A lua de Joana da escritora portuguesa Maria Teresa Maia González e Sexta feira ou a vida selvagem do escritor francês Michel Tournier.
 
Os três alunos da Escola Básica Professor Joaquim Moreira selecionados para a fase distrital foram: Ana Lúcia Dias (7º ano), Hugo Palma (7º ano) e Tatiana Custódio (9º ano).
Os três alunos da Escola Básica Integrada de Alcoutim selecionados para a fase distrital foram: Márcia Jacob (9º ano), Rui Pereira (9º ano) e Pedro Cavaco (8º ano).
Parabéns a todos os participantes e boa sorte para os três vencedores que participarão na fase distrital a organizar por uma Biblioteca Municipal do Algarve.