quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Concurso Literário Carlos Brito

A Associação de Pais e Encarregados de Educação da EBI de Alcoutim, em colaboração com a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas do Concelho de Alcoutim, lança a 2ª Edição do Concurso Literário Carlos Brito.

Eis o Regulamento do Concurso

Art.° 1

Objectivo

 0 CONCURSO LITERÁRIO CARLOS BRITO / APEEEBIA, é uma iniciativa da Associação de Pais e Encarregados de Educação da EBI de Alcoutim com a colaboração do Agrupamento de Escolas do Concelho de Alcoutim, que tem como principal objectivo incentivar para a leitura e a escrita.



Art.° 2

Periodicidade

 Este Concurso tem uma periodicidade anual, e a entrega de prémios dar-se-á em local, data e hora a indicar.



Art.° 3

Modalidade e Tema

 São admitidos a concurso todo o tipo de trabalhos, em língua portuguesa com ou sem ilustrações (originais e inéditos), com tema livre.


Art.° 4

Concorrentes

1.

Podem apresentar trabalhos todos os estudantes, pais e encarregados de educação, pessoal docente e pessoal não docente das escolas do Agrupamento de Escolas do Concelho de Alcoutim.

2.

A participação na 2.ª Edição do Concurso Literário CARLOS BRITO/APEEEBIA, consumada através da entrega dos trabalhos, implica a incondicional e integral aceitação de todos os pontos constantes do presente Regulamento.


Art°5

Apresentação dos Trabalhos

1.        

Os trabalhos a concurso devem ser entregues, de 1 de Fevereiro a 16 de Março de 2012 (inclusive), nas bibliotecas das escolas do agrupamento, ou enviados por correio ( data de correio ).



2.        

Os trabalhos apresentados terão que estar assinados de forma legível, obrigatoriamente, com pseudónimo e ano de escolaridade ou categoria, e fechados em envelope lacado.


3.        

Em anexo aos trabalhos, deverá ser entregue um envelope fechado, identificado no exterior com o pseudónimo, ano de escolaridade ou categoria e no interior deverá conter a seguinte informação: nome completo do autor, contacto(s) telefónico(s), e-mail e ano de escolaridade ou categoria.

4.        

Para a entrega dos trabalhos, deverão ser colocados num segundo envelope fechado o trabalho e o envelope anexo, com os seguintes elementos no exterior: identificação do Concurso, pseudónimo, título do trabalho e ano de escolaridade frequentado ou categoria.

5.        

Caso os trabalhos sejam entregues via correio, deverá ser utilizado um terceiro envelope onde será inscrito o destinatário, Concurso Literário Carlos Brito / APEEEBIA, EBI de Alcoutim, Av. de Espanha, 8970-052 Alcoutim, e apenas a morada do remetente.

6.        

No caso de um autor apresentar mais do que um trabalho, os pseudónimos devem ser diferentes para cada apresentação.

7.        

Poderão ser entregues trabalhos de grupo tendo no máximo 3 elementos.


Art.° 6

Características dos Trabalhos

 Os trabalhos escritos devem ser apresentados impressos, em letra "Arial Narrow", tamanho 12, com espaço e meio entre linhas, em folhas A4, não podendo ultrapassar as 15 páginas.

 Art.º 7

Comissão Organizadora

 É comissão organizadora a direcção da APEEEBIA.


Art.º 8

Júri

1.        

0 júri é constituído por: Sr. Carlos Brito, quatro representantes da APEEEBIA e dois representantes do Agrupamento de Escolas do Concelho de Alcoutim.

2.        

0 Júri é presidido pelo Sr. Carlos Brito (o presidente de júri poderá convidar até duas pessoas para auxiliar na tomada de decisão).

Ponderando a hipótese de a afluência ser grande poderá a comissão organizadora convocar júris distintos para avaliar os trabalhos

3.        

Os membros do júri não terão acesso aos dados pessoais dos autores, cabendo a um associado da APEEEBIA, designado pela organização, zelar pela manutenção do sigilo durante todo o processo de apreciação e avaliação dos trabalhos.
  

Art.° 9

Prémios

1.        

0 Júri atribui prémios a oito grupos distintos: alunos do dois ao 1° Ciclo ( 1º e 2ºano e 3º e 4ºano), 2º Ciclo, 3º Ciclo, Curso nocturno, Pais e Encarregados de Educação, Pessoal Docente e Pessoal Não Docente.

2.        

Para cada grupo, são atribuídos os seguintes prémios:

1.ºclassificado: livros + diploma de participação­ ­+ prémio a definir 2.° classificado: livros + diploma de participação + prémio a definir 3.° classificado: livros + diploma de participação + prémio a definir.

 3.        

Por decisão do júri, existe a possibilidade de atribuir menções honrosas: livros + Diploma de participação

4.        

Caso os trabalhos não apresentem qualidade, o júri reserva-se o direito de não atribuir prémios.


Art.° 10

Trabalhos a concurso

 A APEEEBIA fica detentora dos trabalhos premiados, reservando para si os direitos de divulgação ou publicação dos mesmos. Os trabalhos poderão ainda fazer parte de exposições a organizar. Os trabalhos não premiados deverão ser levantados até 60 dias após a entrega dos prémios, findo esse prazo os trabalhos serão inutilizados.


Art.° 11

Casos omissos e alterações

 Os casos omissos ou futuras alterações ao presente regulamento serão apreciados e resolvidos pela Comissão Organizadora do Concurso.