quinta-feira, 31 de março de 2011

Prémio Literário Carlos Brito

A Comissão Organizadora do I Prémio Literário Carlos Brito decidiu alterar o prazo de entrega dos trabalhos dos concorrentes.
Assim, os trabalhos podem ser entregues na Biblioteca Escolar da EBI de Alcoutim até ao dia 27 de Abril de 2011.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Pedro Seromenho de visita à Escola

O escritor Pedro Seromenho visitará o concelho de Alcoutim na próxima terça feira, dia 29 de março. Durante a manhã, haverá uma sessão na Casa dos Condes, em Alcoutim, para os alunos do 1º e 2º ciclos da EBI de Alcoutim, enquanto que tarde terá lugar uma sessão análoga na EBI de Martinlongo.
Este será o segundo encontro do escritor Pedro Seromenho com o público estudantil.

terça-feira, 22 de março de 2011

Dia Mundial da Poesia

Mar Português
Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.
Fernando Pessoa

Editorial da 35ª Educação Ambiental em Ação

Transcrevemos seguidamente o Editorial do número 35 da revista online Educação Ambiental em Ação (http://www.revistaea.org), redigido por Bere Adams, por o considerarmos um texto muito interessante:

Chega de ignorar os sinais da natureza

Sento-me para elaborar o editorial da 35ª Edição da Educação Ambiental em Ação muito apreensiva pelas notícias do terremoto que assolou o Japão e provocou tsunamis que inundaram a costa daquele país - e de outros em menores proporções, salientando que ainda há riscos de mais terremotos, neste dia 12 de março de 2011.
Trata-se, portanto, de um desastre natural sem precedentes, e será muito difícil contabilizar os danos causados.

Sem falar nos aspectos das perdas humanas, que são ainda imensuráveis, e olhando pelo aspecto ambiental, a situação é estarrecedora, ainda mais pelos riscos de vazamentos (que já iniciaram) de radiação das usinas nucleares atingidas, o que potencializa o grau da tragédia.

Assim, se inicia um ano com sérios desastres, entre grandes e pequenos, em todos os cantos do mundo. Muita chuva, seca, terremotos, inundações, tsunamis, o que mais?

O desastre ocorrido recentemente no Rio de Janeiro nos mostrou que estamos “analfabetos” quando se trata em lidar com tragédias frente as poderosas forças da natureza. Precisamos, com urgência, pensar em formas de orientações para que saibamos como agir em situações de desastres.

Acessei o portal da Secretaria Nacional de Defesa Civil para verificar o que temos há nossa disposição para orientações básicas, e disponibilizo o link de acesso a algumas recomendações http://www.defesacivil.gov.br/desastres/recomendacoes/index.asp .

A situação exige, no mínimo, uma reação e uma avaliação no que se refere a um preparo para lidarmos com essas situações extremas, se é que realmente somos os animais mais inteligentes do Planeta.

Além de pensar em uma educação que nos prepare para o enfrentamento destas situações, precisamos nos unir e lutar para frear a instalação de obras faraônicas como usinas nucleares e hidrelétricas,  que , mais cedo ou mais tarde, podem se transformar em “bombas relógio”, em casos como o ocorrido no Japão, isso sem falar nos danos ambientais provocados pelas construções destas instalações.

Estamos destruindo a vida com virulência tal, que parece suicídio. Seria uma morte procurada, se não fosse o resultado da destrutividade humana, aparentemente inevitável que acabará mesmo com tudo que vale a pena. Só não o fará, de fato, se se desencadear uma nova revolução; depois da primeira, divina, que engendrou a vida; a segunda, humana, que humanizou e mecanizou o mundo. A terceira seria um freio que detivesse a poluição e a destrutividade [...] Na verdade das coisas, não seria nenhum acontecimento sideral, se a vida se apagasse, espontaneamente, na Terra [...] Seria, porém, uma tristeza do ponto de vista do agente ativo da morte da vida, que somos nós, os humanos. Para nós, portanto, nada é mais imperativo e urgente do que inverter este processo, desencadeando uma terceira revolução, a ecológica, para que a vida sobreviva.” Darcy Ribeiro

A equipe da revista faz parte do grupo de pessoas que acredita nessa 3ª revolução proclamada por Darcy Ribeiro e apresenta diversas ações que objetivam a transformação menos impactante possível da interferência humana no ambiente a partir da moderação e do respeito pela majestosa NATUREZA, que nos abriga em seu ventre e nos proporciona essa fantástica experiência que é viver.

Feira do Livro da Primavera

A Feira do Livro da Primavera decorre durante esta semana no nosso Agrupamento. Ontem e hoje, a Feira encontra-se na Escola Básica Integrada de Martinlongo. Na próxima quinta e sexta feira, estará na Escola Básica Integrada de Alcoutim.
Os visitantes encontram muitos e variados livros, assim como material escolar diverso.

Livro da semana - de 21 a 27 de Março

O Pote de mel - a história do mundo numa fábula maia - de Rigoberta Menchú


"Estas são histórias que me contava a Avó, as histórias que me contava o Avô. Conto-vo-las tal como me foram contadas. São histórias antigas, antigas como o mundo, para ouvir de noite, à volta da lareira, um momento antes de fechar os olhos e começar a sonhar."


Que anda a ler?

A nossa convidada desta semana é a Senhora Catarina Martins, assistente operacional do Agrupamento exercendo funções na Escola Básica Integrada de Alcoutim desde o início do funcionamento desta.
A Senhora Catarina é uma leitora assídua e sempre que tem algum tempo livre ocupa-o lendo, uma vez que é um dos seus passatempos favoritos. Neste momento encontra-se a ler o romance “A vida Nova” do romancista turco Ohran Pamuk (Prémio Nobel da Literatura 2006).


«Um dia li um livro e toda a minha vida mudou.» Osman, um jovem universitário de Istambul, descreve assim o assombro da sua iniciação à idade adulta. Obcecado com este livro mágico, que lhe parece mostrar a sua própria vida num outro universo, Osman lê-o com fervor, noite após noite, e apaixona-se por uma lindíssima jovem, Janan.
Este livro promete revelações luminosas e terríveis, para além da compreensão de Osman. Movido por um impulso incontrolável, o jovem abandona tudo, para reencontrar a sua amada e descobrir os segredos mais obscuros que o livro encerra, viajando de autocarro em autocarro, até ao coração inóspito da Turquia rural. Num país suspenso entre o Oriente e o Ocidente, as personagens deste livro vivem aventuras quase míticas numa demanda que reflecte com talento a visão do mundo do autor.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Jornada sobre Maus Tratos a Crianças

Na próxima quarta feira, dia 6 de abril, decorrerá em Alcoutim uma Jornada sobre Maus Tratos a Crianças, promovida pela Autarquia e pela CPCJ de Alcoutim e com o apoio da Associação de pais e Encarregados de Educação da EBI de Alcoutim.
A Jornada terá lugar durante a parte da tarde, contando com a participação do Dr. Francisco Amaral, Presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, da drª Martine Carapeto, Psicóloga Clínica, e do Dr. Luís Villas-Boas, igualmente Psicólogo Clínico e Diretor do Refúgio Aboim Ascensão.
As inscrições estão abertas até dia 25 de março.

terça-feira, 15 de março de 2011

Que Anda a Ler?!


Continuamos assim com a nossa rubrica semanal Que Anda a Ler?!, que pretende dar a conhecer os hábitos de leitura de membros da Comunidade Educativa do nosso Agrupamento.
A nossa convidada desta semana é a Professora Sabrina Gonçalves, Docente de Educação Física do 3º ciclo no nosso agrupamento, na Escola básica Integrada de Martinlongo. Exerce funções na nossa escola, desde o inicio do presente ano lectivo . Há sete anos que a está dedicada a esta profissão.
Trata-se de uma leitora assídua, no entanto os seus gostos de leitura divergem dos que estamos habituados a encontrar nos artigos deste espaço.
Sendo docente de uma área que implica o movimento corporal e a saúde do mesmo, as suas leituras encaminham-se bastante para livros técnicos que a mantenham actualizada no que concerne nas novas técnicas de ensino-aprendizagem, assim como de novas modalidades desportivas.
Explicou que a escolha do livro se deveu ao facto de aprofundar os conhecimentos técnicos de Karaté.
Este livro elucida-nos sobre as técnicas mais adequadas a utilizar no Karaté, no estilo SHITO RYU
É uma adepta fervorosa de Jujitsu Brasileiro já tendo tido aulas com o mestre Royce Gracie e participado em vários torneios, campeonatos regionais e nacionais de combates. Tendo uma larga percentagem de sucesso a nível de classificação, obtendo o 1º lugar em vários momentos competitivos.


Campanha durante a Feira do Livro

Durante a nossa Feira do Livro, que decorrerá na próxima semana, conforme anunciámos no post anterior, a Papelaria Livraria Sagres aplicará esta campanha comemorativa do 35º aniversário do estabelecimento comercial.
Façam a encomenda para aproveitar estes magnificos descontos, que a Claudia entrega aquando da Feira.
Enviem as encomendas para :
 
     claudia@papelariasagres.com
  
     TELE: 289 897630 ou 916752060

Feira do Livro da Primavera

Na próxima semana decorrerá nas duas escolas do nosso Agrupamento a Feira do Livro da Primavera, promovida pela Biblioteca Escolar, em colaboração com a Papelaria Livraria Sagres, de Faro.
Na segunda e terça feira, dias 21 e 22 de março, a Feira terá lugar na Escola Básica Integrada de Martinlongo, enquanto que, nos dias 24 e 25 de março, respetivamente quinta e sexta feira, a Feira decorrerá na Escola Básica Integrada de Alcoutim.
A Papelaria Livraria Sagres proporcionará aos visitantes descontos espetaculares, inserido na comemoração do aniversário do estabelecimento comercial.
Durante a presente semana iremos dando mais notícias sobre a nossa Feira do Livro.
E aproveitamos igualmente para informar que os visitantes podem previamente encomendar obras desejadas ou apenas solicitar a sua presença na Feira.

Livro da Semana - de 14 a 20 de Março

Poemas da Natureza - breve antologia organizada, seleccionada e declamada por José Fanha

Este livro procura levar a todos, sobretudo aos jovens,o que há de melhor na poesia portuguesa, permitindo conhecermos a maneira como os poetas portugueses ao longo dos tempos se referiram ao tema tão tocante para todos que é a Natureza.

"O mês de Março entra alegre
transparente e buliçoso
pela janela.

Tudo é ouro
na preguiça com que o sol
vem beijar
a intimidade da casa.
(...)
José Fanha 

domingo, 6 de março de 2011

maisons éclusières et jardins fleuris

Le canal et ses étapes

Blain and the Canal

Intercâmbio Escolar com Collège Saint Laurent (Blain)

Os vinte e cinco alunos franceses, acompanhados por três professores, chegaram ontem ao final da manhã ao nosso concelho. A comitiva gaulesa foi recebida, na aldeia do Pereiro, pelas famílias de acolhimento.
Desde o primeiro momento, alunos portugueses e franceses aproveitaram para conviver e para explorar as localidades de residência.
A visita de estudo decorre em 5 e 12 de março. Durante a sua estada, portugueses e franceses desenvolverão múltiplas atividades, tanto no concelho como na região circundante (Castro Marim, Faro, Loulé, Mértola, Monte Gordo e Vila Real de Santo António).
Além das atividades a levar a cabo nas duas escolas do nosso Agrupamento, haverá visitas ao Castelo de Alcoutim e aos Museus do Rio (Guerreiros do Rio), de Santa Justa e de Vaqueiros.
Estamos seguros que tanto os nossos visitantes como a nossa Comunidade Educativa usufruiram de bons momentos durante este intercâmbio.

terça-feira, 1 de março de 2011

Livro da Semana - de 28 de Fevereiro a 06 de Março

Histórias do tempo vai tempo vem de Maria Alberta Menéres



Aqui estão 17 pequeníssimas histórias completas, ou seja, com princípio, meio e fim. Elas são o resultado de um exercício de escrita e de uma experiência do contar mais perto das coisas essenciais e simples do nosso dia-a-dia.
É o sentido poético e humano de cada uma que as identifica como minúsculos pontos luminosos nos trajectos que a observação e o amor à vida nos oferecem.
Para os jovens que querem alicerçar o seu gosto pela leitura, este livro pode ser uma primeira pedra.