quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Procura-se

Solicita-nos o aluno Vasco Martins, da turma A do 8º Ano da EBI de Martinlongo, a divulgação da seguinte mensagem:

Procura-se Pen azul clara de 4 gigas, que tem um fio pequeno para segurar. Quando se insere a pen no pc aparece o nome "vasco m"

PS: a capa da pen diz"intenso"

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Apresentação pública de actividades do Curso Profissional

Durante a tarde de terça-feira, 14 de Dezembro, realizar-se-á na Casa dos Condes, em Alcoutim, uma apresentação das actividades desenvolvidas pelos alunos do Curso Profissional de  "Restauração - variante Restaurante-Bar". Esta apresentação pública incidirá sobre as aprendizagens feitas ao longo dos três anos do curso.
As imagens que se seguem são exemplos do desempenho dos alunos no âmbito do Concurso de Cocktail's no Dia de São Valentim 2010:
Formando Jorge Sousa

Formando Luís Ventura

Formanda Marlene Cipriano

Formanda Patrícia Martins

Formando Paulo Ventura

Porto de Honra oferecido pelos alunos do Curso no Natal de 2009 ao corpo docente da Escola Básica Integrada de Alcoutim:

As seguintes imagens correspondem ao intercâmbio com  as turmas congéneres do Agrupamento de Castro Marim:




segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Presépio da Biblioteca Escolar de Martinlongo

Este é um dos presépios que as turmas do 2º e 3º ciclos conceberam para decorar o espaço escolar.

o que anda a ler?

O nosso convidado desta semana é o aluno Pedro Vicente que frequenta o 8º ano de escolaridade na Escola Básica Integrada de Alcoutim. É um aluno que revela um desejo ávido de conhecimento e uma capacidade de empenho e trabalho notável.
É um aluno que, desde cedo, revelou um enorme gosto pela leitura devorando livros como quem se delicia com chocolates! Recentemente confidenciou-nos que sempre que tem uma oportunidade, não a perde, e mergulha na imensidão de páginas cheias de mundos que os livros nos dão a conhecer. Actualmente, encontra-se a ler o romance satírico AS Viagens de Gulliver do escritor irlandês Jonathan Swift.

A narrativa inicia-se com o naufrágio do navio onde Gulliver seguia. Após o naufrágio ele foi arrastado para uma ilha chamada Lilliput. Os habitantes desta ilha, que eram extremamente pequenos, estavam constantemente em guerra por futilidades. Foi através dos liliputianos que Swift demonstrou a realidade inglesa e francesa da época.
Na segunda parte, Gulliver conheceu Em contraposição a Liliput, na terra de Gigantes é que Gulliver percebe a Dimensão da mediocridade da sociedade inglesa diante da "grandeza" dos habitantes.
Já na terceira parte, na ilha flutuante de Laputa, Swift criticou a Royal Society, a administração inglesa na Irlandae a imortalidadee, através da descrição dos habitantes dos países por onde Gulliver passou, com alienados cientistas, é uma feroz crítica ao pensamento científico que não traz benefícios para a humanidade.
Na última viagem Gulliver encontrou os Houyhnhm, uma raça de cavalos que possuía muita inteligência, que representavam os ideais iluministas da verdade e da razão. Os Houyhnhm temiam que alguém dos Yahoo (uma raça imperfeita de um tipo de "humanos") movidas por instintos primitivos, se tornasse culto, satirizando a raça humana. Gulliver vê a humanidade como yahoos e toma nojo do ser humano.
Por fim Gulliver regressou a Inglaterra para ensinar aos outros as virtudes que aprendera com os Houyhnhm.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Problema do Mês de Matemática

Damos início ao concurso mensal "Problema do Mês", promovido pelas docentes de Matemática, colaborando a Biblioteca Escolar do Agrupamento nesta iniciativa através da divulgação do evento quer no espaço das Bibliotecas Escolares quer neste blogue e no Facebook.
O concurso decorre durante o ano lectivo 2010/2011.
Podem concorrer ao problema do mês os alunos do 1º, 2º e 3º ciclos do Agrupamento de Escolas do Concelho de Alcoutim.
O problema será apresentado no Blog da Biblioteca e afixado no placar junto da MATCAIXA existente nas Bibliotecas de cada Escola do Agrupamento. O folheto com o problema poderá ser levantado na Biblioteca ou junto de cada docente de Matemática.
Cada problema será apresentado no inicio de cada mês, devendo os alunos colocar a sua resolução na MATCAIXA até ao último dia útil de cada mês. A resposta deve ser dada no verso do folheto, na qual deverá constar a tua identificação (nome, número e turma).
As resoluções serão avaliadas pelo júri do concurso constituído pelas docentes de Matemática, sendo apresentada no Blog da Biblioteca uma proposta de resolução, juntamente com os resultados obtidos por cada participante.

REGULAMENTO
A cada Problema correctamente solucionando será atribuído um total de 15 pontos.
No final do Ano, serão atribuídos prémios aos três melhores finalistas (por ciclo e por escola).

CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO

A Apresentação de uma solução adequada: 10 pontos

-Apresenta uma estratégia apropriada e completa de resolução do problema e responde correctamente. - 10 pontos
-Apresenta uma estratégia apropriada e completa de resolução do problema, mas não responde ou responde incorrectamente, ou responde correctamente, mas dá uma explicação incompleta. - 5 pontos
-Há trabalho que revela alguma compreensão do problema, ou responde correctamente, sem apresentar uma explicação compreensível ou sem apresentar uma explicação. - 2 pontos
- Apresenta uma resposta incorrecta. - 0 pontos